Sou nutricionista formada pelo IPA Metodista do Sul e atendo em Porto Alegre. Aproveite aqui o espaço para tirar suas dúvidas e questionar. Caso haja interesse de realizar uma avaliaçao e receber uma dieta personalizada, entre em contato!



Tel: (51) 8432 2942

Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Fibras alimentares


As fibras alimentares também são carboidratos, porém não podem ser digeridas pelo organismo humano, não servindo como fonte de energia. Elas podem ser classificadas como solúveis ou insolúveis.


As solúveis, como próprio nome já diz, são solúveis em água, sendo responsável por diminuir a absorção de glicose e gorduras, além de diminuir o tempo de trânsito intestinal. Ex.: frutas, vegetais, aveia, cevada, leguminosas, etc.
As insolúveis, ao contrário, não são solúveis em água, ajudando a formar o bolo fecal. Po essse motivo, são muito utilizadas na prisão de ventre. Ex.: cereais, grãos e vegetais no geral.


Nos dias de hoje, tem-se destacado a utilização destes alimentos nos tratamentos de redução de peso. Devido às fibras, estes alimentos necessitam de mais mastigação, o que estimula a produção de saliva e de suco gástrico no estômago. O resultado é o aumento da saciedade. Além disso, diminuem a absorção de calorias e contribuem para uma menor ingestão de alimentos.


Para pessoas que estão em programas de redução de peso e não gostam ou não consomem as fibras nas quantidades adequadas, já existem produtos no mercado que podem auxiliar. São encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais, normalmente na forma de pó.

Apesar de seus efeitos benéficos, é conhecido que as fibras contem substâncias chamadas fitatos, que diminum a abosrção de nutrientes importantes como o ferro. Por isso, seu consumo deve ser incentivado, mas respeitando as características de cada indivíduo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário