Sou nutricionista formada pelo IPA Metodista do Sul e atendo em Porto Alegre. Aproveite aqui o espaço para tirar suas dúvidas e questionar. Caso haja interesse de realizar uma avaliaçao e receber uma dieta personalizada, entre em contato!



Tel: (51) 8432 2942

Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Proteínas


As proteínas foram as primeiras substâncias a serem reconhecidas como parte vital na alimentação, por serem essenciais na formaçao dos tecidos vivos, seu nome tem orgiem grega e significa ''de primordial importância''.

O ''tijolinho'' de sua estrutura é o AMINOÁCIDO, existindo 20 que constituem a maior parte delas. Para a sua digestão, ela é quebrada em diversas partes menores no intestino, formando um conjunto de aminoácidos diferentes que irão ser utilizados em alguns processos.

As proteínas formam a base estrutural de todos os órgãos e tecidos, além de formarem neurotransmissores e hormônios como a insulina e o hormônio do crescimento.

Podem estar associadas a gorduras no sangue, participando do transporte dos nossos conhecidos triglicerídeos, colesterol e algumas vitaminas.

Elas são formadas no nosso organismo a partir de 20 aminoácidos, como dito anteriormente. Alguns são aminoácidos essensiais, que devemos obrigatoriamente ingerir a partir dos alimentos, ou seja, nós não os produzimos. São alguns deles que encontramos nos suplementos alimentares: aminoácidos de proteínas pré-digeridas, indispensáveis na recuperaçao muscular, e que são absorvidos rapidamente para que ocorra a síntese proteíca na célula.
Encontramos os aminoácidos essenciais de forma mais integral em produtos de origem animal, como ovos, carne, leite (inclusive a whey protein, que é soro do leite ou a caseína), etc.

Portanto, devemos ingerir proteínas em todas as refeições, em uma quantidade diária que varia de acordo com a intensidade de atividade física, a idade, a patologia e as características do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário