Sou nutricionista formada pelo IPA Metodista do Sul e atendo em Porto Alegre. Aproveite aqui o espaço para tirar suas dúvidas e questionar. Caso haja interesse de realizar uma avaliaçao e receber uma dieta personalizada, entre em contato!



Tel: (51) 8432 2942

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Retençao de líquidos


A retençao de líquidos se dá quando há principalmente aumento do consumo de sal na alimentação. Ela é inimiga numero um da definiçao e da silhueta, além de ser a principal causadora da celulite. Uma pessoa pode ganhar de um a dois quilos, durante o dia, por conta da retenção de líquidos e inúmeros são os fatores que levam a esse aumento de peso, bastante evidente na época da TPM e no período menstrual. Ela torna-se um problema a partir do momento em que os causadores do inchaço são a hipertensão, os problemas renais, a má alimentação, o sedentarismo, entre outros.


Podemos notar que, quando estamos em um programa de redução de calorias, acabamos inicialmente perdendo mais peso, o que indica que estamos retendo menor quantidade de água, além de perder gordura. Depois que o organismo se livra daquela água em excesso, o processo de perda de peso se torna muito mais lento. Isso se dá principalmente pela menor ingestão de carboidratos.


Então, um ponto indispensável nesse processo é que sempre quando aumentamos nossa ingestão de caboidratos, automaticamente iremos reter maior quantidade de água e toxinas. O mecanismo é o seguinte: ao ingeir um alimento rico em carboidrato, em especial simples como como sacarose, frutose e lactose, o nosso organismo estimula a produção de insulina, hormônio que coloca a glicose pra dentro das células, a qual estimula concomitantemente a retençao de água e sódio.

E aí está o resultado: a balança meche com o ponteiro. Neste momento, não quer dizer que engordamos, mas estamos apenas mais pesados. Porém, podemos relevar que, se você persistir com a compulsão por massas, farináceos em geral, doces, etc, além deste prejuízo, começará a estocar essa quantidade de glicose extra nos depósitos de gordura.
Como eu disse anteriormente açúcar, como sacarose, frutose e lactose. Sim! Algumas frutas com elevado teor de frutose e até o leite desnatado em razão da lactose podem ser nossos vilões.

Os lugares de maior evidência do inchaço ocorrem nas mãos e nas pernas, próximo ao tornozelo. Ainda existem pessoas com retenção hídrica generalizada, sentindo inchadas as mamas e a barriga. Além do inchaço do corpo, a retenção de líquidos pode causar dor de cabeça, pressão alta, vista embaçada e dor no peito.


Para descobrir se você é vítima desse mal, pressione uma perna com o dedo indicador, conte até 5 e solte. A região ficou esbranquiçada e a pele demorou para voltar ao normal?


Como Evitar a Retenção???
Devemos ingerir principalmente muita, mas muita água. Calcula-se 1ml para cada kcal que você come. isso daria por volta de 2000ml, ou 8 copos. Além disso, prefira alimentos integrais, para evitar os picos de insulina, e frutas como melão, maçã, pêra, pêssego,ameixa, maracujá. Também consuma mais alimentos ricos em potássio, magnésio e vitamina B6. Os mais indicados são erva-doce, salsão, hortelã, acelga, espinafre, brócolis, couve, cenoura, aipo, salsão, pepino...


Alguns chás e fitoterápicos também podem ajudar como cavalinha, castanha-da-índia, rutina, carqueja, chá-verde, chá-branco...Lembre-se: Para uma prescrição adequada de fitoterápicos é necessária uma orientação de profissional especializado.


Evite o consumo excessivo de sal. Sabe-se que o brasileiro consome em média 12g de sal por dia. Isso seria o dobro do que uma pessoa saudável poderia ingerir! De acordo com a Diretriz Brasileira de Cadiologia, o ideal para prevenir as doenças cardiovasculares são 4g de sal, o que equivale a 4 sachês que encontramos nas farmácias, ou entao 4 tampinhas de caneta bic. Temos que levar em conta também sal contido já nos alimentos, por isso evite embutidos, congelados, produtos diet e light e industrializados em geral. Evite o saleiro à mesa.

Um programa com exercícios físicos, principalmente aeróbicos como caminhada e corrida são indispensáveis, já que o sedentarismo é um dos fatores desencadeantes da retenção de líquidos. Durante os movimentos, ocorre o estímulo de receptores que são responsáveis por melhorar o funcionamento dos rins.

Com uma alimentação balanceada em calorias e trocando velhos hábitos por algumas medidas inteligentes, você poderá reduzir tranquilamente este problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário