Sou nutricionista formada pelo IPA Metodista do Sul e atendo em Porto Alegre. Aproveite aqui o espaço para tirar suas dúvidas e questionar. Caso haja interesse de realizar uma avaliaçao e receber uma dieta personalizada, entre em contato!



Tel: (51) 8432 2942

Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Treino: Suplementar ou não?


A busca por um corpo perfeito, o desejo quase sempre imediatista de melhorar a auto-imagem tem levado jovens e adultos a utilizar suplementos alimentares sem nenhuma orientação de especialista, sem saber os prejuízos que eles podem vir a causar a saúde se usados de forma inadequada.

Quem nos dias corridos de hoje tem tempo de encaixar 6 a 8 refeições saudáveis em seu dia-a-dia? E mais, que atinjam as quantidades adequadas de proteína e carboidrato que servirão de combustível para os tao desejados músculos de quem anseia estar em plena forma no verão? Praticamente ninguém...

Nesse quadro que entram os suplementos alimentares. Eles chegam para completar as necessidades diárias de algumas substâncias que não atingimos apenas com a dieta e alimentação. Por isso, não precisamos ter um armário repleto de suplementos em casa, com todas as novidades que a indústria lança. E sim identificar com bom senso qual a necessidade individual e então sim, fazer o seu uso.

Temos como aliados da malhação as proteínas de rápida absorção, como whey protein (nas formas isoladas, hidrolisadas e concentradas)que é a proteína isolada do leite, puríssima e de altíssimo valor biológico. São ótimas para tomar após os treinos.

Temos as proteínas de absorção um pouco mais lenta como a albumina, da clara de ovo e a caseína. São ótimas para utilizar nos lanches entre as refeições principais ou antes de dormir, momento em que você necessitará de próteínas sendo absorvidas de forma gradual para a ajudrem no reparo, crescimento e desenvolvimento do tecido muscular.Temos os aminoácidos, que são absorvidos mais rapidamente que as proteínas, pois já são a parte digerida da mesma. Aqui estão alguns deles:


Arginina-->precursor do óxido-nítrico, que faz dilatação dos vasos sanguíneos permitindo que uma maior quantidade de nutrientes entre para os músculos.


Glutamina--> É um potente anticatabólico. A Glutamina é o aminoácido mais abundante no tecido muscular e é literalmente dilacerado nos músculos durante períodos de estresse, como, por exemplo, em exercícios intensos e no treinamento com peso. A glutamina é considerada “incondicionalmente essencial” porque seu esgotamento pode causar perda muscular e uma baixa na função imunológica.


BCAAs--> Os aminoácidos BCAA (cadeia ramificada) compõem-se de Isoleucina, Leucina e Valina. São responsáveis por contribuir energéticamente para o músculo, reduzir a fadiga durante um exercício prolongado, além de aumentar a síntese protéica e diminuir o catabolismo nos períodos de recuperação.


Aminoácidos Líquidos--> Estes são proteínas em versões líquidas. Possuem uma alta digestibilidade e são ideais para serem usados antes e depois da atividade física. Podem, ainda, servir como uma proteína prática para complementar uma refeição a qualquer hora.


Temos também alguns precursores de hormônios, como IGF-1 e testosterona, mas ainda seus benefícios não estão esclarecidos pela comunidade cinetífica, o que nos leva a ter um maior cuidado na hora de fazer o seu uso.


Os carboidratos também entram com grande importância, para os que pensam que apenas a oferta de proteínas é um fator chave para alcançar ganhos de resultados e definição muscular. Eles darão a energia para você treinar, retendo glicogênio dentro do musculo (que seria uma molécula de glicose+ água) e fará com que haja um aumento do seu volume.Temos aí a maltodextrina, um carboidrato de rápida absorção ótimo para ser utlizado antes e durante os treinos.

Para a refeição pós-treino uma combinação de proteína com dextrose (outro carboidrato) é perfeita.

O abuso desses suplementos pode causar danos irreversíveis para a sua saúde. O primeiro sinal pode ser um ganho de gordura corporal, afastando você do seu maior objetivo. Pense que irá sobrar nutrientes e seu corpo precisará metabolizar tudo o que você ingere, sejam suplementos ou alimentação.

E quem sofre mais com isso é seu fígado e rins, órgão responsáveis por esse trabalho. Se você está interessado em melhorar sua auto-estima nesse verão e sempre, planeje um programa de treinos e alimentação com seu educador físico e nutriocionista.

4 comentários:

  1. Oi Karen, adorei as explicações sobre suplementos alimentares para que faz exercícios físicos.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado...logo estarei postando mais dicas para quem malha.

    ResponderExcluir
  3. otimo artigo, tem consultorio em poa??

    ResponderExcluir
  4. Atendo em 2 lugares no momento... Em uma academia e numa clínica de cirurgia plástica em Porto Alegre...

    ResponderExcluir