Sou nutricionista formada pelo IPA Metodista do Sul e atendo em Porto Alegre. Aproveite aqui o espaço para tirar suas dúvidas e questionar. Caso haja interesse de realizar uma avaliaçao e receber uma dieta personalizada, entre em contato!



Tel: (51) 8432 2942

Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Novo Conceito: Alimentação e Estética = + Saúde


Atualmente é comum a associação de estética com a saúde. A idéia de ser belo a qualquer preço já não é mais a mesma. Entende-se como beleza como sendo o reflexo de boa saúde física e emocional. Os tratamentos estéticos devem vir como coadjuvantes para potenciaizar o efeito de um corpo saudável, e neste ponto, são bastante positivos.


A beleza implica na auto-estima, que por sua vez, está diretamente relacionada com a saúde, influenciando a mesma e sendo influenciada por ela. Fazer dieta, ao contrário do que muitos pensam, não significa fazer regime. Há tempos, quando a preocupação com a estética começou a aumentar, era comum a idéia de restrição alimentar. Acreditava-se que o ganho de peso viria principalmente do consumo calórico. O que, em parte, é verdade. Aí então, reduzia-se a quantidade alimentar ingerida. O resultado muitas vezes desanimador acabava levando as pessoas a retornar com o seu peso anterior após a introdução da alimentação normal. Além disso, podia-se notar o aumento da flacidez e diversos outros danos à saúde.


O termo DIETA se refere a uma alimentação equilibrada, composta por todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo e de acordo com as individualidades do paciente. Como o excesso alimentar acabava sendo convertido em gordura, acredita-se que comer menos leva à diminuição de gordura corporal. No entanto, sabe-se que a ingestão nutricional inadequada contribui para o RETARDO DO METABOLISMO!


Então pessoal, funciona assim:


Entrando em regimes muito restritivos, você está se privando de uma quantidade enorme de nutrientes necessários para o organismo utilizar rotas que queimam gordura. Na falta de nutrientes, dificilmente o corpo consegue metabolizar o tecido adiposo e a opção é obter energia rápida para manter as funções vitais. O resultado é uma grande degradação muscular e maior tendência ao acúmulo de gordura, uma vez que a mesma é reserva de energia. Ou seja, seu organismo entende que está em uma situação de perigo e que é o momento de poupar energia, porque não sabe quando irá se alimentar novamente.

O equilíbrio na alimentação que vai fazer toda a diferença. A boa alimentação, capaz de manter a saúde, qualidade de vida e também a boa aparência deve considerar hábitos, idade, história atual, fatores hereditários, prática ou não de atividade física e uma série de outras questões.


Portanto, o ideal é o bom-senso na hora de manter a forma e perder uns quilinhos. Não são necessárias grandes restrições quando se quer beleza e saúde. Alguns alimentos devem, no entanto, ser deixados apenas para ocasiões especiais ou no final de semana. Outros devem ser valorizados devido ao grande benefício que trazem ao organismo.


DEVEM SER EVITADOS:


-leite e queijos integrais

-doces em geral

-açúcar

-fast foods

-frituras, maionese, creme de leite, margarina, nata, etc

-molhos com base de queijo ou molho branco

-arroz branco, massas em excesso

-refrigerantes e sucos industrializados

-embutidos, congelados
-bebidas alcoólicas


DEVEM SER VALORIZADOS


-pães e cereais integrais

-queijos brancos, leite desnatado, iogurtes sem gordura

-legumes, verduras e frutas

-carnes magras

-soja

-chá verde

-azeite de oliva

-castanhas


E por aí vai...

Claro que tudo na quantidade certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário